sábado, 1 de agosto de 2015

Pedra Bonita




Querido diário, hoje fui fazer a trilha da Pedra Bonita.

Nossa, acho que desde os primórdios desse blog eu não venho aqui escrever sobre algo que ACABEI de fazer. Mas o passeio foi muito legal, estou adorando rever as fotos e senti que precisava vir a esse blog semi-abandonado e contar um pouco da minha experiência.


Dois irmãos, Camillinha e a praia do Pepino vistos da Pedra Bonita

Apesar de ter feito as mini-trilhas basiquinhas do Rio por diversas vezes na minha adolescência, nunca tinha ido nessa trilha que todo mundo me falava que era super tranquila e com uma vista linda.

Para quem não conhece, a Pedra Bonita faz parte do Parque Nacional da Tijuca e é acessível a partir das Estrada das Canoas, que conecta São Conrado à região do Alto da Boa Vista. 

Google Maps - Itanhangá, as Pedras Bonita e da Gávea e São Conrado

Além de abrigar a primeira pista de vôo livre (asa delta e afins) da cidade, ela fica bem próxima à icônica Pedra da Gávea, sendo um dos seus maiores atrativos a vista privilegiada dessa formação e dos seus (bem mais ousados) trilheiros. 

Pedra da Gávea e suas formiguinhas ultra corajosas na Carrasqueira e no Topo

Como já tinham me falado, as trilhas em si são absolutamente incomparáveis: a da Pedra da Gávea (não fiz, mas me espantei só de ver) é super puxada e envolve trechos em que a caminhada se transforma em escalada, enquanto a da Pedra Bonita são apenas 35 minutos de uma trilha tranquila, com subidas quase em formato de escadinha.

Mas para desfrutar dessa tranquilidade toda é preciso chegar beeem cedinho para garantir uma vaga de estacionamento próxima à pista de vôo livre. Segundo o vigia que anota os dados de quem vai fazer a trilha, o mais garantido é chegar antes das 6 da manhã. E a desinformada aqui achava que todo aquele povo que subia a trilha na escuridão pra ver o nascer do sol de cima da pedra era só galera good vibes com excesso de disposição.

Conclusão, tivemos que deixar o carro no estacionamento próximo ao mirante das Canoas, continuar a subida da estrada a pé (21 minutos caminhando segundo o Google) até um local onde o busão nos deixaria - porém nenhum passou enquanto subíamos - e ainda subir uma senhooora rampa bem inclinada e longuinha até chegar ao tal estacionamento que estava lotado. Aí sim as três sedentárias exaustas (eu, minha mãe e Camillinha) puderam começar a trilha.

Tudo foi claramente recompensado ao chegarmos no destino final. E olha que a visibilidade nem estava das melhores!

"A neblina dá uma certa imprecisão, a paisagem fica sem definição" - Guilherme Arantes

Mortas com farofa!

Deu pra lembrar bem porque a cidade é chamada de Maravilhosa.

Dois irmãos
A cidade e a neblina - a Barra vista da Pedra Bonita
Momz e o Dois Irmãos

Corcovado piquititinho, eu e o Dois Irmãos

Camillinha e a vista da Barra

E os cliques presepeiros não podiam faltar!

TRILHA. MAIS. PESADA. EVER.

Hmm achei uma pedra boa pra me recostar!

Tivemos bastante companhia: ao longo da trilha na ida, disputando os spots de foto na pedra e também na descida já lá pra meio dia.

Amiguinhos curtindo a vista
Amiguinho que encontramos na volta

Descemos a trilha toda, descemos o rampão e... o famoso ônibus que passava ali perto finalmente apareceu! Tudo bem que pra baixo todo santo ajuda, mas vinte minutinhos economizados naquele momento de cansaço e fome valeram super a pena!

Sem dúvida voltaremos outro dia - no esquema mais light, de preferência...

3 comentários:

Camilla Gonçalves disse...

Ainda exausta, mas valeu muito a pena! As vistas do Rio compensam qualquer coisa.
Adorei as fotos!
Trabalhos iniciados, aguardando as próximas aventuras!

Lúcia disse...

Sim, sim! Quero curtir mais o Rio, e escrever mais sobre ele por aqui!
Estou muito feliz com nossa listinha! Hehe ;)

Mariana disse...

Também adorei as fotos! :) E sabe que eu sou doida para subir a pedra da Gávea, mas sempre que estou no Rio desisto, porque sei que vou entrar em pânico na parte da escalada. hahaha Bom saber que existe essa trilha que tem uma vista incrível também! Desconhecia completamente!