sábado, 19 de julho de 2014

A gente precisa ver o Loire


Escolher castelos para visitar no vale do Loire não é tarefa fácil. Não à toa existem diversos guias especializados da região.

Mas eu e Be até que conseguimos montar um roteirinho que conciliasse:
  1. as principais cidades da região;
  2. os castelos imperdíveis;
  3. apostas nossas em função do que pesquisamos e
  4. passeios ligados a nossos interesses pessoais.
Obs.: Os links do texto abaixo são para outros posts do blog, com detalhes e informações práticas de cada uma das atrações selecionadas. Não deixem de clicar :)

Saímos direto do aeroporto internacional Roissy - Charles de Gaulle (CDG) com um carro alugado e demos uma voltinha na região até voltar para Paris. O roteiro dessa forma também permitiu visitar atrações fora do vale do Loire: o castelo de Fontainebleau, a cidadezinha de Vendôme e a catedral de Chartres.

Trajetória poligonal - a região em destaque é dos castelos do Loire

1. Passeando nas cidades:

Uma decisão polêmica que tomamos foi de passar cada noite em uma das principais cidades da região. Sinceramente fiquei bem satisfeita de termos feito isso, porque tendo escolhido uma época do ano em que o anoitecer era lá para às 8h30 da noite, pudemos passar os dias nos castelos e à noite dar uma volta nas ruas do centro histórico e jantar. Além disso, foi bom variar pois quando chegávamos nas cidades não tinha muita coisa aberta (infelizmente não conseguimos nem entrar nas catedrais - e já tínhamos decidido não visitar os castelos de Blois e Amboise).

Outro ponto positivo foi otimizar a logística e tentar um caminho sem muitas idas e voltas. Depois de termos dirigido tanto no oeste dos EUA, minimizar o tempo no volante pareceu uma excelente opção.

Orléans

Tida como a cidade da Joana d'Arc (apesar de ela ter passado por muitas ao longo de sua vida), Orléans traz muitas homenagens à líder militar que recuperou a cidade na ocasião da guerra dos cem anos.

Além da catedral linda, é possível visitar a casa da Joana d'Arc, mas como disse antes pegamos tudo fechado :(

Catedral de Orléans

Blois

A principal atração de Blois é o castelo, cuja fachada já impressiona por seu estilo bem diferente dos demais da região. Não entramos para visitar, mas passeamos por locais bem agradáveis em torno dos locais históricos da cidade. A geografia é menos plana que Orléans, tendo locais com vistas bem simpáticas para o rio. Também encontramos uma estátua da Joana d'Arc lá, embora aparentemente ela só tenha pernoitado em Blois a caminho de Orléans.

Fachada do castelo de Blois

Amboise

Essa cidade não dormimos, mas demos uma volta para ver o castelo do lado de fora e o local onde Da Vinci passou seus últimos anos (Château du Clos Lucé). As margens do rio enfeitadas de flores foram top!

Eu e o castelo de Amboise ao fundo (no alto)

Be no Clos Lucé

Tours

De todas foi a cidade que menos conhecemos, pois focamos em achar um pub para ver o Paris Saint Germain perder para o Chelsea nas eliminatórias da Liga dos Campeões (muita comemoração dos torcedores do Olympique de Marseille). Ainda assim, deu para perceber que se trata da maior e mais movimentada cidade das quatro. A cidade também conseguiu compor muito bem seus prédios históricos com intervenções urbanas mais modernas.



2. Castelos hits:

Chambord

Chambord foi o castelo mais majestoso que vimos em termos de arquitetura - por fora e também por dentro, com diversas referências ao brasão do François 1er e a grande atração das escadarias "duplas" que eu prefiro descrever como em formato de DNA.

Be em Chambord - infelizmente uma das torres estava no meio da restauração

Chenonceau

Chenonceau é daqueles que a gente vê em fotos e sente na hora um "preciso conhecer esse lugar". Mas não é só a arquitetura do castelo-ponte que impressiona: a história do castelo ao longo dos anos também valoriza bastante a visita.

Be e eu em Chenonceau

3. Nossa Aposta:

Villandry

Depois de ver as imagens de Villandry estampadas nas capas de diversos guias da França e do Vale do Loire, além de recomendações em nossas pesquisas na internet, decidimos que essa seria nossa aposta na região. Muito bem sucedida por sinal, ver jardins tão lindos e bem cuidados é uma excelente quebra das visitas tradicionais a castelos - que consiste basicamente em passear cômodo por cômodo.

Um looshoo

4. Escolhas pessoais:

La Ferté Saint-Aubin

Mini castelo fofíssimo

Principal locação do filme "A Regra do Jogo" de Jean Renoir, esse castelo foi o fator de motivação do Be para visitar a região. Além de conhecer as escadarias do filme, o mini-castelo também agradou pela demonstração na cozinha de como fazer Madeleines ao mel - com direito a degustação! Hmmm...

Be nas escadarias (em cima) e cena do filme do Renoir
Receitinha

Cheverny

Quis muito conhecer esse castelo por ter inspirado o Hergé a desenhar o castelo de Moulinsart do capitão Haddock. E a fã de Tintin aqui não esperava que o castelo fosse tão dedicado aos fãs da série!

Eu em Cheverny (em cima) / Cap. Haddock e Tintin em Moulinsart (embaixo)

O trajeto entre as atrações também foi especial: passando por mini cidades fofas e campos floridos!

Pretendo entrar mais no detalhe de alguns desses castelos, prometo ir voltando aqui pra acrescentar os links a cada post que eu fizer.

P.S.: Para quem não entendeu o título:



Update!

Finalmente terminei os posts, já coloquei todos os links no texto lá de cima.

Mas para quem é metódico e quer ler na ordem do passeio, segue a ordem de nosso roteiro:

Não percam também o post que fiz contando nossa experiência nas estradas da França!

Um comentário:

Mariana disse...

A-DO-REI esse post! Conheço muito pouco a França... Na verdade, fiquei em Paris por três dias, mas tive uma dessas paixões arrebatadoras e o que eu pude conhecer tinha muito mais a ver com restaurantes do que com locais históricos propriamente ditos. Também adoro castelos e já coloquei o Vale do Loire entre as próximas viagens! Obrigada pelo post, Lucia! Seu roteiro tá guardadinho aqui para que o mais breve possível eu possa usá-lo! <3